Em 2020 com a crise ocasionada pela pandemia da COVID-19 as empresas e escritórios do Brasil e do mundo se viram obrigadas a adotar o trabalho remoto. Com isso o preço de notebooks e mesas inflacionou, levando até mesmo os escritórios cederem uma ajuda de custo para seus colaboradores.
Aos poucos as pessoas e as empresas foram se adaptando a essa nova realidade e diversos pesquisadores afirmaram que a pandemia alteraria para sempre as modalidades de trabalho, algumas instituições chegaram a decretar o fim dos seus escritórios.
Com todas essas movimentações e mudanças, decretamos o “novo normal” ao longo de 2021 até 2023, mas com a normalização da questão da COVID-19 este movimento perdeu força no mercado de trabalho. Cada vez mais empresas estão retomando o trabalho presencial em seus escritórios, ainda que, segundo especialistas, a flexibilização no modelo de trabalho seja uma tendência irreversível, que está passando por um momento de adaptação.
Muitas empresas, para conseguirem manter seus escritórios, passaram a reduzir e otimizar os seus espaços físicos, assim diminuíram também o seu custo imobiliário, levando a percepção que a otimização pode ser um ganho muito produtivo desde que alinhado a boas políticas de uso do espaço.
Este é um ganho que de fato faz toda diferença, afinal é possível retomar as atividades presenciais para o aumento da produtividade e do engajamento entre colaboradores, e ainda assim manter o seu escritório otimizado e economizar uma receita considerável. Mas como administrar isso? Planilhas e escalas de trabalho? Isso pode funcionar inicialmente, mas para poder entender o trabalho híbrido é necessário entender como sua empresa pode permanecer produtiva, colaborativa e conectada, independentemente de onde seus funcionários estejam.
O Work Planning é uma ferramenta de administração de escalas de trabalho disponibilizada pelo Neptune que ajuda em todo esse processo. Você pode implantar o trabalho híbrido de forma funcional para realmente economizar com o custo de manutenção de um escritório maior garantindo sua produtividade em um alto nível.
Este é um ganho que de fato faz toda diferença, afinal é possível retomar as atividades presenciais para o aumento da produtividade e do engajamento entre colaboradores, e ainda assim manter o seu escritório otimizado e economizar uma receita considerável. Mas como administrar isso? Planilhas e escalas de trabalho? Isso pode funcionar inicialmente, mas para poder entender o trabalho híbrido é necessário entender como sua empresa pode permanecer produtiva, colaborativa e conectada, independentemente de onde seus funcionários estejam.
Com o Work Planning do Neptune, além de agendar toda a escala de trabalho híbrido da sua equipe, o gestor do workplace consegue verificar quais os dias estão sendo mais requisitados e com esses dados criar uma política de uso do espaço que seja mais eficiente, tanto para ocupar o escritório de forma otimizada ao longo de toda a semana, quanto para atender as necessidades das equipes. Assim é possível aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir custos imobiliários.
Isso é a junção do Work Planning com o Workplace Intelligence. Neptune leva a sua administração espacial para um outro nível de maturidade.